Fototerapia
A Fototerapia é uma opção terapêutica empregada no tratamento de diferentes doenças de pele, como psoríase, vitiligo, dermatite atópica e outras.
Nos tratamentos de vitiligo, psoríase, eczema atópico, etc, utilizam-se tanto a radiação UVA (Método PUVA) quanto a radiação UVB.
Quando se utiliza a radiação UVA, ela é precedida da ingestão de medicamento.
Atualmente, uma das formas de fototerapia mais usadas em dermatologia, tanto no tratamento de lesões pré-cancerosas e alguns cânceres de pele como também em casos de acne, rosácea e outras manifestações inestéticas da pele é a terapêutica fotodinâmica (P.D.T).
Como funciona a terapia fotodinâmica?
Essa modalidade terapêutica funciona a partir de dois agentes. O primeiro é um creme fotossensibilizador, aplicado sobre a lesão, agindo primordialmente em células cancerígenas, preservando todas as células saudáveis que estão próximas à lesão. O segundo agente terapêutico é uma luz vermelha, a qual age em prol da ativação do creme fotossensível já aplicado inicialmente. Óculos especiais são necessários durante o tratamento para proteger os olhos do paciente.
Durante a aplicação da luz vermelha sobre a lesão, a ação do creme é imediata, destruindo assim as células cancerígenas do paciente. O acompanhamento médico é 100% necessário durante as semanas pós-aplicação, mesmo porque, dependendo da evolução da lesão, serão necessárias outras seções.



